Conheça a diferença entre esquadrias em Alumínio e em PVC

Atualizado: 13 de Jun de 2021

A maioria das pessoas têm dúvidas sobre a diferença entre as esquadrias em Alumínio e em PVC. Se você faz parte desse grupo, então leia este artigo até o fim, pois iremos trazer o entendimento sobre o assunto destacando as principais diferenças entre esses materiais.

Conheça a diferença entre esquadrias de Alumínio e PVC

Na arquitetura, o termo esquadria é usado de forma genérica para referir-se a portas e janelas, independente do material usado em sua fabricação. Por ser um dos itens mais importantes de uma construção, o custo final das esquadrias em relação ao custo total da construção pode variar entre 9 a 18%.


Atualmente as portas e janelas desempenham um papel mais importante do que apenas fechar, abrir e dividir vãos. Na edificação, além de definirem a estética e o conforto do ambiente, são também objetos que encantam por sua beleza e despertam a atenção e desejo dos observadores.


Por isso, entender as diferenças e conhecer cada material antes da escolha é fundamental para o desenvolvimento do projeto.


Então qual diferença entre as esquadrias de alumínio e as esquadrias em PVC?


As diferenças começam no processo de fabricação do perfil até o padrão de excelência que as esquadrias de PVC proporcionam, e não para por ai!


Além custo-benefício, as esquadrias em PVC destacam-se pelo excelente desempenho termo acústico, estanqueidade e conforto em relação às esquadrias de alumínio.


Olhando de longe, as esquadrias em alumínio e em PVC são muito parecidas, porém quando partimos para as questões técnicas, são muito diferentes! Por isso fique atento aos detalhes para diferenciá-las! Descubra agora as principais diferenças e vantagens de acordo com alguns critérios técnicos:


Durabilidade; Estanqueidade; Desempenho térmico; Desempenho acústico; Variedade; Manutenção; Na construção; Meio ambiente; Custo-benefício.


Estes são detalhes importantíssimos que devem ser levados em consideração na hora de escolher o material, depois é só desfrutar de total conforto e tranquilidade.


Durabilidade


Este é um dos pontos comuns entre os dois materiais, PVC e Alumínio. Ambos são resistentes e têm uma vida útil de aproximadamente 30 anos. Isso mesmo! Apesar de termos contato constante com as esquadrias, como qualquer outro elemento, é natural que ocorram desgastes, mais ainda assim, comparado a outros componentes são muito duráveis, chegando a 30 anos de vida útil. Além disso, são materiais de alta resistência a corrosão, tornando-os as melhores opções para áreas litorâneas.


Estanqueidade


Estanqueidade é a propriedade dos materiais, componentes ou elementos de edificações de não permitir infiltração de água, infiltração de ar ou penetração de partículas sólidas em suspensão no ar.


Quando falamos em estanqueidade no ramo das edificações, significa dizer são materiais, componentes ou elementos que não permitem infiltração de água, infiltração de ar ou penetração de partículas solidas suspensas no ar.


Neste aspecto as esquadrias em PVC saem na frente comparadas às esquadrias de alumínio. Isso porque as de alumínio possuem os cantos unidos por conectores mecânicos, parafuso e lingueta, enquanto as de PVC possuem os cantos selados termicamente, formando uma peça única.


Desempenho Térmico


Neste aspecto, as esquadrias em alumínio sofrem desvantagem. O alumínio é um material de condução térmica, o aquecimento gerado influencia diretamente o ambiente, sendo necessário em alguns casos, a instalação de climatizadores ou ar condicionados.


Por mais que isso não pareça ser importante, haverá certamente impacto na conta de energia e a longo prazo essa prática constante acabará pesando no bolso. Com o PVC acontece o contrário. Ele mantém sua propriedade térmica constante, auxiliando positivamente para manutenção climática do ambiente, dispensando a instalação de climatizadores e ar condicionados, proporcionando assim redução do consumo de energia.


Desempenho Acústico


O som se propaga em forma de ondas pelo ar, água e superfícies sólidas. Neste aspecto as esquadrias em PVC são excelentes, pois não são condutores de sonoros.


Internamente os perfis em PVC possuem câmara internas que reduzem e até bloqueiam a passagem do som. Os cantos selados também contribuem para o aumento do desempenho acústico. É importante mencionar que as esquadrias em PVC podem receber vidros duplos ou triplos, de acordo com a necessidade do ambiente.


Tudo isso colabora para o controle acústico do local, proporcionando maior sensação de bem-estar e conforto para os habitantes. Já as portas e janelas em alumínio possuem baixo desempenho acústico.


Variedade


Tanto o PVC quanto o alumínio possuem uma grande variedade de acabamentos e cores. Seja na cor preta ou tom amadeirado, ambas conseguem atender com eficiência as especificações do projeto.


As esquadrias em PVC possuem um perfil mais robusto, com alma de aço interna e por esse motivo conseguem atender vãos maiores, ao contrário das esquadrias em alumínio.


Manutenção


Ambos os materiais possuem pouquíssima necessidade de manutenção. A longo prazo, podem ocorrer casos em que as esquadrias em alumínio precisem de manutenção na pintura devido ao descascamento de algumas partes. O que não ocorre com as esquadrias de PVC, pois são extrudadas na cor do projeto.


Na construção


Na construção, alumínio e PVC possuem tratamentos diferenciados. Enquanto as esquadrias em PVC não necessitam de contramarco, apenas de vão requadrado; as esquadrias em alumínio já exigem essa adequação.


Os caixilhos de alumínio necessitam de cuidados especiais no momento de aplicação do cimento, como também no momento da pintura. Caso caia cimento ou tinta nas esquadrias de PVC, um simples pano com água passado sobre a superfície já resolve o problema. Resumindo, as esquadrias em PVC proporcionam agilidade na obra!


Meio ambiente


Ambos os materiais, alumínio e PVC são recicláveis. A diferença está na fabricação! O alumínio utiliza mais água e materiais pesados que agridem o meio ambiente. Já os perfis em PVC são fabricados de acordo com rígidas normas ambientais. Dos materiais utilizados na composição, 90% é resina de PVC e são atualmente os materiais utilizados em esquadrias que mais contribuem para o bem da natureza.


Custo x Benefício


De fato, as esquadrias em alumínio possuem um custo mais baixo, cerca de 25% em relação ao PVC, entretanto, levando em conta a baixa manutenção, a durabilidade e o alto desempenho termo acústico das esquadrias em PVC, fazem desta a melhor opção comparando custo ao benefício.


Então! Percebeu a diferença entre esquadrias em Alumínio e em PVC?


A JGabriel é a primeira fábrica de esquadrias em PVC do Maranhão. Com montagem própria e fabricação de perfis sob medida, você tem a certeza de que pode contar com o que há de melhor para o seu ambiente!


Caso ainda tenha restado alguma dúvida sobre qual material escolher, estamos à sua disposição para quaisquer esclarecimento. Ente em contato conosco, clicando aqui.

Será um grande prazer conversar com você.




JGabriel Esquadrias em PVC - O nosso padrão fala mais alto.

122 visualizações0 comentário
Whatsapp.png